Prefeitura Redes Sociais

Facebook Twitter Canal Youtube Instagram Google+

Acesso Rápido

Acessar WebMail Portal Transparência Fale Conosco Telefones Uteis Serviços Uteis

WebMail

fotosevideo

Agenda Cultural e Evento

fotosevideo

Galeria de Imagens

fotosevideo

Fale com o Prefeito

portaltrasnparencia

Licitações / Concursos

portaltrasnparencia

Telefones Uteis Serviços Uteis Portal Transparência Fale Conosco WebMail

HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO DO ABAETÉ - MG


A partir dos meados do século XVIII, começaram a espalhar notícias de que, além de ouro, havia diamantes nos rios e córregos da região. Imigraram vários aventureiros para esta região em busca da mineração e enriquecimento mais fácil. Os primeiros aventureiros que chegaram aqui encontraram índios de três tribos: Temiminós, Borrachudos e Abaetés. Provém daí os nomes de dois importantes rios que banham o nosso município. As terras férteis e a abundância de água também atraíram agricultores e pecuaristas para a região.

A pecuária leiteira e de corte, a agricultura e o garimpo de diamantes continuam gerando suas riquezas na atualidade.

A pecuária leiteira e de corte, a agricultura e o garimpo de diamantes continuam gerando suas riquezas na atualidade.

Em 1911, com a chegada dos primeiros habitantes: Pedro Mattos, Messias Mattos, Padre João Mattos, Antônio José Dutra, José Lopes Cançado, Evaristo Braga, Família Ferreira, Família Porto e outras, formou-se um pequeno povoado que em 12 de junho de 1923 passou a distrito pertencente a Tiros.

Em 1928, houve a criação da Paróquia de São Gonçalo do Abaeté tendo como fundador o Padre João de Almeida Mattos que esteve à sua frente até 1968.

O progresso foi aumentando e o povo exigiu a instalação do município através de reuniões registradas em atas e de uma carta enviada ao governador, todas escritas pelo Professor Acrísio Braga.

No fim do ano de 1937, foi encontrada um “GÊMA”, esverdeada com 140 quilates no rio Abaeté, que recebeu o nome de “NOVA ESTRELA DO SUL”. Além dessas, outras foram achadas na região sendo entretanto, mais notável e extraído do Abaeté em 1945, o qual pesava 375 quilates, tinha um formato de V e foi batizada pelo nome de “VITÓRIA”, em homenagem ao triunfo dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Esta pedra foi vendida na época por RS 1.800.000.000 contos de réis, a um joalheiro norte americano. Nota: Este noticiário foi publicado no BOLETIM GEOGRAFICO Nº136, JAN/FEV, de 1957, à pagina nº:94.

O município foi instaurado através do Decreto-Lei nº 1 058 aprovado pelo Governador Benedito Valadares Ribeiro no dia 31 de dezembro de 1943.

O nosso município teve os seguintes topônimos: Fazenda São Gonçalo, Buriti Perdido, Imaculada, Odelândia, Valadares e São Gonçalo do Abaeté. São Gonçalo por causa do Santo e Abaeté por causa do rio.

O primeiro prefeito, nomeado pelo governador no dia 1º de janeiro de 1944, foi o Sr. Messias Mattos Júnior e o primeiro prefeito eleito pelo povo foi o Sr. José Caetano Azul em 1947.

Atualmente, o município de São Gonçalo do Abaeté é formado por: Distrito da Sede, Distrito de Canoeiros, BairroBeira Rio, comunidades : Tanques, Pontal do Abaeté, Lagoa do Canastrão e Lagoinha e regiões da Lagoa do Garimpo, da Taquara e de Caraíbas.

O poder Executivo Municipal é representado atualmente pelo Sr. Pacífico César Borba e pelo Sr. Edmar Fonseca Melo para a gestão 2.013 a 2016.

A estrutura organizacional da Prefeitura é constituída por Onze secretarias: de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; de Saúde; de Obras; de Governo e Planejamento; de Administração e Tributos; de Desenvolvimento Social; de Turismo e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Fazenda , Secretaria do Tesouro Municipal e Controle Interno.

O Poder Legislativo, formado por nove vereadores, realiza seu trabalho em consonância com o Poder Executivo e de acordo com a Lei Orgânica Municipal e com as Constituições vigentes.

Convém ressaltar que a Administração Municipal vem buscando alternativas para superar a escassez de recursos financeiros, procurando otimizar os recursos disponíveis visando a uma política pública democrática, transparente e atuante.

Desta forma, podemos afirmar que a gestão atual vem cumprindo o seu papel na construção de uma sociedade democrática garantindo a todos os são-gonçalenses o exercício pleno de sua cidadania.

Fonte de pesquisa: Livro “São Gonçalo do Abaeté e sua gente” de José da Silva Brandão.

Portal da Transparência

portaltrasnparencia

Portal da Transparência da Prefeitura Municipal

portaltrasnparencia

Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

sic

SIC - Em Números...

sic

Minas Transparente

sic

Previsão do Tempo