e-SIC - Serviço de Informação ao Cidadão


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Bem-vindo!

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal.

O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.


Pedido Eletrônico


Manual do Usuário

Antes de solicitar informação, leia o Manual do Usuário e conheça os procedimentos para fazer sua solicitação.

Primeiro Acesso?

Conheça o passo a passo para fazer o seu primeiro pedido de informação.

São apenas cinco etapas - Clique aqui

Possui Acesso?

Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha.

Pedido Presencial

Procedimento Presencial

1. Dirija-se à unidade física do SIC pertencente ao orgão ao qual você pretende solicitar a informação.

2. Preencha o Formulário de Acesso (Clique no Link abaixo):


3. Aguarde a inserção da solicitação no e-SIC e receba o seu número de protocolo. Guarde o seu número de protocolo, pois ele é o comprovante do cadastro da solicitação via sistema.











Etapas de Primeiro Acesso

Passo a passo de como fazer o seu primeiro pedido de informação aos órgãos, entidades e empresas estatais do Executivo Federal:

1 - Manual do Usuário


2 - Cadastro

  • Faça seu cadastro no sistema. Na própria tela de cadastro, você irá escolher seu nome de usuário e senha de acesso;
  • Pronto, você está apto a fazer o seu pedido de informação.

3 - Faça seu Pedido

  • Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha;
  • Preencha o formulário de solicitação de pedido;
  • Guarde o seu número de protocolo. Ele também será enviado para o seu e-mail.

4 - Acompanhe seu Pedido

  • Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha;
  • Consulte o andamento da sua solicitação usando o seu número de protocolo ou um dos filtros do sistema;
  • Você receberá um e-mail se a sua solicitação tiver o prazo prorrogado ou for reencaminhada.

5 - Obtenha a sua resposta

  • Sempre que possível, a resposta será dada da forma de sua preferência: por meio eletrônico, por correspondência (com custos) ou por busca/consulta no próprio órgão (que pode ter custos ou não).